Melhores redes sociais para empresas

Conheça as melhores redes sociais para empresas divulgarem seus produtos e serviços. Aprenda a identificar os canais que seu negócio deve estar presente!

Segundo uma pesquisa do site eMarketer, o Brasil deve atingir dentro de alguns meses a marca de 100 milhões de usuários de redes sociais. Isso representa uma gigantesca oportunidade para pequenos negócios que ganham novos canais para se comunicar com seus consumidores sem precisar ter gastos expressivos com marketing. Isso faz com que seja comum empreendedores buscarem quais as melhores redes sociais para empresas para conseguir se comunicar melhor com seus clientes e fechar mais negócios.

Entretanto, não existe uma receita de bolo. Cada negócio, de acordo com o seu público-alvo, precisa estar presente em diferentes redes sociais. Para te ajudar a decidir quais são mais importantes para sua empresa, a Polímatas explica quais as principais características das mais populares para você focar seus esforços naquelas com potencial de trazer maior retorno para o seu empreendimento.

Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil e no mundo. No país, já são mais de 103 milhões de usuários. O perfil dos usuários é bastante diversificado. Hoje, ter uma página (como se chamam os perfis empresarias no Facebook) se tornou quase tão importante como ter um site da empresa. De forma genérica, com certeza ocupa a primeira posição entre a lista das melhores redes sociais para empresas. Aceita diferentes formatos de conteúdo, como posts com texto, imagens e até vídeos ao vivo. É um ótimo canal de comunicação com novos e atuais clientes, mas ultimamente o alcance das páginas empresariais tem diminuído bastante. Isso faz com que seja cada mais difícil conseguir resultados consistentes de forma orgânica (sem pagar anúncios). De qualquer forma, provavelmente o seu cliente vai visitar o seu Facebook antes de fechar qualquer negócio com você. Então tenha uma página atualizada com os dados da sua empresa e, se possível, faça postagens relevantes pelos menos duas vezes na semana.

LinkedIn

Recentemente comprado pela Microsoft, o LinkedIn é uma rede social focada no ambiente corporativo. Os perfis se assemelham a CVs virtuais, onde os usuários descrevem suas principais experiências profissionais. É possível encontrar pessoas baseado no cargo que ocupam, o que torna um meio de comunicação bastante relevante para empresas que vendem para outras empresas. Normalmente requere uma abordagem ativa, de ir atrás do seu consumidor, enviar uma solicitação de conexão e na sequência enviar uma mensagem apresentando seu serviço. Aqui você entrega uma breve descrição de como pode fazer isso. Dificilmente você conseguirá atingir bons resultados se vender produtos para consumidores finais, especialmente se o seu público for mais jovem.

Twitter

A principal característica do Twitter é que todos os posts na plataforma podem ter no máximo 140 caracteres. Teve uma grande adesão quando o serviço era novo no país, mas vem perdendo usuários, principalmente os mais jovens, para outras plataforma. Pela praticidade e rapidez na transmissão de informação, continua muito utilizada por veículos de comunicação, políticos e alguns atores do mercado financeiro. Também traz a oportunidade de encontrar e se comunicar com novos consumidores através de hashtags. É um ótimo canal de comunicação caso o seu público-alvo seja interessado consuma notícias em tempo real ou tenha um grande interesse em política.

YouTube

O YouTube é o site que democratizou o acesso a vídeos na internet. Ao permitir a visualização de um conteúdo audiovisual sem exigir seu download, fez a procura por esse tipo de conteúdo explodir. O público que utiliza a plataforma é extremamente variado, o que a faz ocupar uma posição de destaque entre as melhores redes sociais para empresas. Existem desde canais para crianças de 2 anos de idade até canais que explicam conceitos científicos extremamente avançados. Se o seu produto for complexo, é um ótimo lugar para você postar pequenos tutoriais explicando as funcionalidades para novos e atuais clientes. Também é um bom local para você mostrar o quanto você domina a sua área de atuação com vídeos rápidos que tirem dúvidas comuns do seu público-alvo.

Instagram

A rede social para compartilhamento de fotos mais popular é o Instagram. Todas as postagens obrigatoriamente precisam conter uma foto ou um vídeo curto. Devido a forma como os posts aparecem nas timelines dos usuários, os textos são bastante enxutos. A comunicação é quase toda através da imagem compartilhada. Costuma trazer resultados interessantes para empresas de produtos tangíveis, como restaurantes, roupas e presentes. Recentemente lançou o Instagram Stories, que são imagens ou pequenos vídeos para os usuários contarem pequenos acontecimentos do cotidiano. Esses conteúdos desaparecem depois de 24 horas.

Snapchat

O Instagram Stories é uma cópia do Snapchat. O serviço de comunicação através de fotos e vídeos onde as atualizações só ficam registradas por 24 horas se tornou muito popular entre os jovens. As mensagens normalmente são bastante efêmeras e se utilizam de adesivos virtuais de emojis para se comunicar. Marcas que vendem para adolescentes e jovens adultos podem se beneficiar bastante de um canal direto de comunicação informal com seu público-alvo.

Essas são algumas das redes sociais mais utilizadas do momento. Existem outras menos populares como por exemplo o Pinterest, o Google+ e o Vimeo. Nenhuma empresa precisa ter uma presença em todas elas. Ter um Snapchat para distribuir textos de negócios ou um Linkedin para compartilhar fotos de comida vai fazer sua empresa perder tempo e dinheiro.
Se você quer gerenciar as redes sociais para sua empresa, você vai precisar criar imagens para deixá-las mais atrativas. Nossos parceiros do Canva têm a solução perfeita: os layouts do Canva para redes sociais podem ser usados no Facebook, Pinterest, Twitter, Google+ e Instagram. São mais de 100 layouts gratuitos para você criar imagens incríveis em poucos minutos!

Não existe uma fórmula mágica com as melhores redes sociais para empresas. O mais importante para cada empreendedor é, antes de tudo, conhecer bem o seu público-alvo. Na sequência, ele deve se inserir naquelas que o seu público-alvo costuma utilizar para se comunicar sobre aquele assunto. Uma boa estratégia executada de forma inteligente pode alavancar bastante as suas vendas.

Para que você conheça como retirar o maior proveito de cada mídia, a Polímatas preparou um evento online onde empreendedores vão trocar suas melhores práticas em redes sociais. Garanta sua vaga e participe!

Melhores práticas

Redes Sociais

14/Junho, às 14hs

Inscreva-se!

Sobre nós:

A Polímatas é uma rede de empreendedores que se reúne para compartilhar conhecimentos sobre gestão e negócios. Um polímata é uma pessoa que entende muito de várias áreas, e acreditamos que empreendedores precisam ser polímatas - especialmente naquele comecinho do seu negócio, nos primeiros anos. Se você também acredita nisso, como a gente, e chegou aqui em nosso blog porque está interessado em aprender um pouco mais para levar pro teu negócio, talvez valha a pena conferir mais sobre como você pode fazer parte da Polímatas.
Em nosso blog, nós tentamos repassar um pouquinho das mais diversas áreas que um empreendedor precisa aprender - gestão, vendas, finanças, pessoas, marketing, entre outras. Se você gostou, não deixa de compartilhar e deixar um comentário aqui embaixo! Obrigado pela leitura! :-)


O que você achou?

  • Curti 👍 (3)
  • Amei! 😍 (3)
  • Achei útil 👌 (2)
  • Wow! 😱 (2)
  • Confuso 😩 (0)




Contrate um polímata para o seu negócio ou projeto pessoal.

Nós podemos te ajudar com serviços de produção de conteúdo, eventos e lançamentos de campanhas de marketing. Confira!
A Polímatas é uma rede de troca de conhecimento de negócios entre empreendedores.

Contato

contato@polimatas.com
(41) 99888-0365
Hospedados no Hiplace (Curitiba/PR)

Redes sociais

Você já tem uma conta ou precisa criar?
Entre com sua conta já criada:
Crie seu cadastro agora:

×
Faça seu login
×
Faça sua conta gratuita na Polímatas!

×
As inscrições ainda não estão abertas!

Abriremos inscrições para novos polímatas na segunda-feira, dia 17 de Abril. Crie sua conta gratuita agora para ser avisado!

×

Faça sua inscrição aqui

Qual destes perfis você se encaixa?

Idade

Quais foram as coisas mais legais que você já fez profissionalmente?*

Nome da empresa atual e cargo.*

Por que você quer fazer parte da Polímatas?*

×

Faça sua inscrição aqui

Qual destes perfis você se encaixa?

Idade

Quais foram as coisas mais legais que você já fez profissionalmente?*

Nome da empresa atual e cargo.*

Por que você quer fazer parte da Polímatas?*

×
Fechar menu
Os polímatas
Empresas
Eventos
Cursos
Curadoria de conteúdo
Blog
Fazer Inscrição
Entrar
×

Entenda como você pode fazer parte da Polímata:

Conta gratuita:

Conta polímata:
Além de todos os benefícios acima,
2 eventos exclusivos adicionais por semana.
Participe de todos os eventos online por vídeo.
Trazer sua empresa ou projeto para receber feedbacks.
Acessar uma rede de mais de 100 empreendedores.
Crie seu próprio evento.
Isso tudo por apenas R$49/mês, sem nenhuma taxa adicional ou tempo mínimo de permanência.

Quero fazer parte
ou você pode continuar criando sua conta gratuita aqui

×